VOLTA HOME PAGE
Veja texto oficial Embratur em 20002003
... esta é uma carta
a um estrangeiro mostrando
o que é o Brasil
(ver original em inglês)

É sal
É céu
É Sol
É sul
É BRASIL, sil, sil !!!

Há muito tempo havia um show de televisão que começava com esta chamada:

" VOCÊ NÃO ENCONTRARÁ UM PAÍS COMO ESTE ".

Realmente você não vai. Esta é a razão por que o Brasil é tão mal entendido pelos que nunca o visitaram. As más notícias cotidianas que se esparramam pelo mundo inteiro sobre este país não tiram o bom humor de seu povo. "Não há país melhor para se viver" - eles dizem.

UM PAÍS DE 500 ANOS

Imagine um país grande e antigo, tão enorme que ninguém pode invadir. Você tem poucos exemplos como o E.U.A., China, Rússia, Índia e Austrália. Todos eles nasceram através de conquistas, compras, guerras e uniões. Não aqui. Brasil é o único país grande que sempre foi o Brasil, até mesmo antes de sua descoberta (estude o Tratado de Tordesilhas).

No Brasil não há dialeto. Todo cidadão fala o mesmo portugues brasileiro, esparramado por muitas cadeias de televisão privadas e redes de Rádio. Esta rede de comunicação espalhou o que é chamado de " jeitinho brasileiro ", que conta sobre o modo fácil que achamos para fazer coisas. E funciona.

Descoberto em 1500, durante os primeiros quatro séculos, o reino portugues não permitia o comércio, fabricação e muitas outras atividades econômicas. Por outro lado, a coroa portuguesa, levou grande parte do ouro e raras madeiras que achou nesta terra para satisfazer suas necessidades de riqueza.

Depois da Independência (1822), cidadãos começaram a se organizar e produzir (lentamente, na agricultura) com ajuda dos escravos da África e índios trabalhadores. Um pouco difícil para estes, já que não tinham as habilidades necessárias para fazer um bom trabalho.

Pela segunda metade do 19º século, muitos imigrantes começaram a vir para cá, ansiosos para trabalhar "em uma terra onde que tudo se plantando dá". Italianos, árabes, judeus, alemães, poloneses, japonêses ... de todos os lugares, tanto que hoje, o Brasil é no estrangeiro o maior país italiano ou japonês.

UM PAÍS DE 100 ANOS

O Brasil moderno começou com a chegada dos imigrantes que, com suas habilidades acrescentadas à cultura portuguesa permitiu-se um país multicultural construído sem agrupamentos, guetos ou discriminação. Impossíveis (proibidos) matrimônios entre raças distintas são onipresentes, e parece, todos contribuiram com o melhor de sua cultura.

Sim, o Brasil é um país novo, você verá isto no momento que chegar ao aeroporto. Poucos heróis, história não contada, pouca guerra ... Um país jovem onde tudo cheira mocidade. Edifícios modernos, subúrbios inacabados, terras intactas, florestas paradisíacas ... Não pouco mas muito. Uma terra onde tudo abunda.

BRASIL ATRAVÉS DE NÚMEROS

Números não podem descrever sua imensidão, mas alguns exemplos são suficientes para mostrar o que você achará por aqui:

PESSOAS

As pessoas brasileiras têm raça, face, cor, vestimenta, sobrenome ou especificação,. Neste mundo, você não pode descobrir um brasileiro por qualquer característica. Brasileiros são de qualquer tipo, realmente.

Brasileiros são:

CLIMA

Tempo bom todo o ano, em todos lugares. Alguns lugares têm seguro de tempo para turistas (tempo ruim e você não paga nada)

PAISAGEM

Visto de um avião, o verde escuro está por toda parte do país, das alamedas às florestas intermináveis. Não há nenhum país que se compare. Flores e frutas em todos lugares, de qualquer tipo em qualquer estação. Há três paisagens principais: cidades grandes, verde intacto e cidades em construção (muitas crescem sempre). Só 30% das terras disponíveis estão em uso (isto não é pouco)

COMIDA

Todo tipo em todos lugares. Os brasileiros se tornaram gourmets naturalmente, devido à disponibilidade vasta e fácil. Supermercados em enormes cadeias, feiras em todos lugares e grandes shopping centers esparramam por toda parte para um saudável consumo de comidas que variam da japonesa à onipresente italiana. O restaurante brasileiro típico destes dias é o " por quilo " (paga-se pelo peso do prato) e o " rodizio " (coma quanta carne quiser, e mais o resto), principalmente para o almoço onde você pode achar qualquer tipo de comida (carne, frutos do mar, verduras etc. sempre acompanhado por arroz e feijão, carne de boi e batatas fritas). A pratos mais importantes:

DE NOITE

Nenhum país dorme tão tarde. São Paulo (a cidade inteira) nunca dorme, com o começo da noite perto da meia-noite. As praias são cheias de quiosques, e mesmo nas cidades menores, todos levam a cabo facilmente a noite, com ritmo e música alta

MÚSICA

Reconhecida no mundo inteiro, a música brasileira é um resultado multicultural, uma mistura de africano, italiano e latino com um toque jazzístico. Às vezes leve (bossa nova), às vezes forte (carnaval)

JUSTIÇA, POLÍCIA E SERVIÇO PÚBLICO

Eles não são tão ruins, mas ninguém conta com eles. O brasileiro arrisca-se pela noite em qualquer lugar em total  liberdade

OUTROS

 
Marcos Ficarelli - Esedra Editora
VOLTA PARA HOME PAGE